
-
Arquitetos: Toro Arquitectos
- Área: 790 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Paola Quevedo-Santos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado em um promontório cênico em Ciales, Porto Rico, este projeto representa a transformação de uma antiga casa funerária em um espaço dinâmico e centrado na comunidade. O Jardim de Infância de Ciales satisfará uma necessidade imediata de educação infantil na cidade e nos municípios vizinhos na região central de Porto Rico. Quarenta e oito crianças se beneficiarão desta nova instalação. Além disso, proporcionará emprego para professores, diretores e pessoal de apoio. O cliente irá realocar seus escritórios em Porto Rico, do município mais remoto de Utuado para esta nova instalação, de fácil acesso.

Terreno – O local, situado acima do vale do rio Manatí e aninhado sob os imponentes penhascos da região oferece uma vista impressionante da paisagem natural. Localizada ao norte da cidade de Ciales, ao longo da Rota PR 149, a região é conhecida por sua topografia marcante, que exerce uma influência fundamental no projeto da nova pré-escola e dos espaços de escritório.

Condições Existentes – A estrutura existente, uma antiga casa funerária sem importância arquitetônica, foi reaproveitada para acomodar os escritórios. Eliminamos todos os elementos decorativos superficiais do volume existente, reforçando sua função como "edifício de fundo" e permitindo que a nova escola assumisse o papel de protagonista.


Estratégia de Projeto – Dadas as desafiadoras condições do local, percebemos rapidamente que a nova pré-escola precisava ser uma edificação emblemática, que respondesse às vistas de quase 360 graus e possuísse força para ofuscar o existente, o volume sem relevância do local. Para alcançar isso, concebemos a nova pré-escola como uma estrutura panóptica, em forma de disco, em concreto aparente. A edificação é dividida em doze segmentos iguais, com um parque infantil central que serve como um espaço seguro e aberto para os pequenos.


Essa estratégia não apenas responde à beleza natural do local, mas também promove um ambiente seguro, envolvente e funcional para as crianças e a equipe. O novo volume está estrategicamente alinhado ao longo de um eixo lateral da estrutura existente.

A ideia irônica de uma casa funerária se transformar em um centro de desenvolvimento infantil esteve sempre presente ao longo do processo de projeto. Ao decidirmos por um desenho circular para distinguir a escola do volume existente, criando um diálogo entre os dois, percebemos que a forma circular havia, inadvertidamente, se tornado uma metáfora para o ciclo da vida.


Planta Baixa da Pré-Escola – O pátio permite que cuidadores e professores mantenham linhas de visão sobre toda a escola, garantindo supervisão eficiente desde qualquer ângulo. Aproveitando o clima de Porto Rico, a circulação ocorre ao ar livre, enquanto as amplas marquises oferecem proteção contra a chuva e sombra, reduzindo a necessidade de ar-condicionado.































